Apendicite Aguda
Apendicite aguda é a inflamação do apêndice cecal, que é uma extensão do intestino (ceco), com 7 a 12cm de extensão, que se situa no lado direito e inferior do abdome.
Os sintomas clássicos são dor difusa contínua na região umbilical, movendo-se por vezes para o quadrante inferior direito (fossa íliaca direita) após algumas horas. Por vezes é muito moderada em intensidade. É comum ocorrer falta de apetite e náuseas.
A maioria dos pacientes com apendicite aguda mostra alteração no hemograma, caracterizada por aumento do número das células de defesa (leucócitos).
Quanto aos exames de imagem, os mais utilizados atualmente são a ultra-sonografia e a tomografia computadorizada de abdome.
O tratamento da apendicite é a retirada do apêndice, cirurgia chamada de apendicectomia.
Indica-se de rotina a realização da apendicectomia por videolaparoscopia. Além de todas as vantagens inerentes da laparoscopia, a via endoscópica possui grande utilidade em casos de dúvida diagnóstica, pois permite uma observação mais precisa e ampla de toda a cavidade peritoneal. Ainda, é possível uma limpeza mais adequada da cavidade peritoneal, podendo-se tratar uma doença ginecológica erroneamente interpretada como apendicite. Podemos ainda realizar com grande facilidade a exérese de qualquer tipo de apêndice independente da sua situação anatômica.