Fissura Anal

Fissura anal é uma ferida (úlcera) na região anal. Como uma fissura, esses rompimentos pequenos podem se mostrar como sangramento retal vermelho vivo e pode causar dor severa periódica após a defecação.

A fissura apresenta como sintomas mais característicos a dor anal, principalmente às evacuações, associada a sangramento vermelho "vivo". O quadro doloroso pode persistir por alguns minutos ou até mesmo horas após a evacuação.

Está associada à constipação intestinal, evacuação freqüente e diarréia, traumas na região anal, dieta pobre em fibras e rica em gordura, e nas doenças inflamatórias intestinais.

A fissura anal aguda é uma lesão recente, e que em geral cicatrizará de forma espontânea e com a ajuda de cuidados clínicos. Em contrapartida, a fissura anal crônica apresenta um longo histórico, geralmente maior que dois meses, e geralmente necessitará de tratamento cirúrgico para o seu tratamento, embora por vezes ainda possa ser tratada com um medicamento à base de glicerina.

Quando se tornam agudas, o que se sucede em 80%, 90% dos casos e o paciente sente a necessidade de procurar um médico, a primeira abordagem ao tratamento é feita com recurso a tratamentos clínicos baseados em cremes, pomadas ou supositórios e a banhos de assento. No caso das fissuras crônicas, em cerca de 40% dos casos, já se torna necessário o recurso a tratamento cirúrgico e a procedimentos como por exemplo a esfincterectomia lateral interna.

Clínica Arium
Av. Pacaembu, 1396
Pacaembu, São Paulo - SP
Tel: 11 4040.6240

Hospital Albert Einstein
Av. Albert Einstein, 627
1° Andar, Sala 114, Morumbi, São Paulo, SP
Tel: 11 2151.9275 | 2151.5225 | whatsapp 98876.1834

Especialidades:
Bypass, Câncer de Estômago, Câncer de Pâncreas, Câncer do Fígado, Câncer Intestino, Capella,
Cirurgia Robot, Cirurgia Robótica, Colecistectomia, Sintomas Diverticulite, Hérnia Hiatal, Hérnia Inguinal,
Obesidade Infantil, Obesidade Mórbida, Pedra na Vesícula, Perda de Peso, Perder Peso, Quero Emagrecer,
Refluxo Gastroesofágico, Videolaparoscopia

© 2021 Dr. Vladimir Schraibman. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Exiboo