Baço
O baço é um órgão do corpo humano, que está situado do lado esquerdo do abdome, logo abaixo do diafragma (músculo que auxilia respiração), ao nível da nona costela.
O baço é um órgão esponjoso, que funciona como dois órgãos: a polpa branca faz parte do sistema imunológico (de defesa) e a polpa vermelha remove os materiais do sangue. Ele retira o ferro a partir da hemoglobina dos glóbulos vermelhos para seu posterior uso pelo organismo. Certos leucócitos produzem anticorpos protetores e têm um papel importante no combate às infecções.
Quando o baço aumenta de tamanho (esplenomegalia), a sua capacidade de reter e armazenar células sangüíneas aumenta. A esplenomegalia pode reduzir o número de glóbulos vermelhos, de leucócitos e de plaquetas circulantes. Muitas doenças podem causar esplenomegalia. Para definir a sua causa, o médico deve avaliar a possibilidade de doenças que vão desde cânceres do sangue até infecções crônicas.
Um baço aumentado não causa muitos sintomas e nenhum deles revela a causa específica do seu aumento. Como o baço aumentado de tamanho está localizado próximo ao estômago e pode comprimi-lo, o indivíduo pode ter uma sensação de plenitude após ingerir uma pequena quantidade de alimentos.
Geralmente, o médico consegue palpar um baço aumentado de tamanho durante o exame físico. Algumas vezes, é necessária a realização de uma tomografia computadorizada para se determinar o grau de crescimento do baço e se ele está comprimindo outros órgãos. A ressonância magnética (RM) também pode ser solicitada.
Quando é possível, o médico trata clinicamente a doença que esta causando aumento do volume do baço.
O baço é um órgão freqüentemente atingido no abdômen quando há pancadas violentas no lado esquerdo. O seu rompimento causa hemorragia abdominal intensa e choque. Nos casos de ruptura de baço pode ser indicada a manutenção do órgão ou a retirada do mesmo - esplenectomia- quando o sangramento não cessa. Como o baço tem poucas funções na idade adulta, a retirada do baço não acarreta nenhum transtorno à vida da pessoa.
Atualmente, o tratamento cirurgico por via laparoscopica e com o auxilio da cirurgia robotica, tem proporcionado maior precisao cirurgica, menor nivel de sangramento, seguranca ao paciente, menor tempo de internacao hospitalar, menor dor pos-operatoria, recuperacao mais rapida das atividades habituais e rotineiras e melhor aspecto estetico.