Figado
O fígado é o segundo maior órgão e a maior glândula do corpo, pesando aproximadamente 1,5kg. Está localizado na parte mais alta da cavidade abdominal, embaixo do diafragma no hipocôndrio direito (porção superior direita do abdome). Funciona como glândula exócrina, isto é, libera secreções em sistema de canais que se abrem numa superfície externa. Atua também como glândula endócrina, uma vez que também libera substâncias no sangue ou nos vasos linfáticos.
O fígado desempenha funções importantes como: armazenamento e liberação de glicose, metabolismo dos lipídeos (gorduras), metabolismo das proteína, síntese da maioria das proteínas do plasma, processamento de hormônios, destruição das células sanguíneas desgastadas e bactérias, emulsificação da gordura durante o processo de digestão através da secreção da bile.
As principais doenças que acometem o fígado são:
- Hepatites (virais, auto-imunes, medicamentosas)
- Cirrose hepática
- Tumores (incluindo câncer de fígado)
- Doenças auto-imunes
- Esteatose hepática (gordura no fígado)
- Alterações metabólicas
Os sinais mais visíveis da doença do fígado são:
- Coloração amarelada da pele e dos olhos (icterícia)
- Urina escura (cor de coca cola)
- Fezes descoloridas;
- Náuseas, vómitos e/ou perda de apetite;
- Inchaço abdominal;
- Alteração súbita de peso;
- Perturbações do sono, confusão mental e coma surgem normalmente como consequências de grave doença do fígado. É o resultado do acúmulo de substâncias tóxicas no corpo que afetam funcionamento do cérebro;
- Fadiga e perda de resistência;
Atenção: As hepatites B e C podem não dar sintomas