Endometriose Intestinal
A endometriose intestinal é caracterizada pela presença de endométrio em volta das paredes do intestino que dificultam a sua função e costumam causar intensa dor abdominal ou pelvica.
Na endometriose intestinal é comum que a mulher tenha como sintoma uma dor pélvica, principalmente nos dias em que antecedem a menstruação e mudança no hábito intestinal que pode ficar mais solto ou mais preso.
De acordo com a evolucao da doenca, existem situacoes em que o tecido endometrial ainda não se espalhou ao redor da pelve e a doença não produz qualquer sintoma. Nestes casos, o tratamento é mais simples e a cirurgia pode nao ser necessária.
Sintomas da endometriose intestinal
Intensa dor abdominal,
Dificuldade em evacuar,
Sangramento pelo ânus durante a menstruação e presença de sangue nas fezes.
Neste caso, a doença geralmente não responde bem a medicamentos e a cirurgia para a retirada do tecido é a forma de tratamento mais indicada.
Diagnostico da endometriose intestinal
Por vezes o exame ginecológico mostra-se normal e a endometriose intestinal só é diagnosticada mediante a realização de exames de imagem, como a ressonancia magnetica e o ultrassom com preparo intestinal, que permitem visualizar o tecido endometrial aderido ao intestino e, às vezes, em outras áreas adjacentes.
Tratamento para endometriose intestinal
O tratamento para endometriose intestinal pode ser realizado com medicamentos em casos mais leves ou cirurgia. A cirurgia é indicada para os casos mais graves quando os sintomas da doença são insuportáveis e os medicamentos se mostram ineficazes. Hoje em dia por meio da laparoscopia e da cirurgia robotica os resultados cirurgicos tem sido excelentes com melhora clinica importante e aumento dos indices de fertilidade.
Sem duvida o bom resultado cirurgico proporciona excelente qualidade de recuperacao e retorno precoce as atividades rotineiras de nossas pacientes.