Cirurgia Video laparoscópia
A cirurgia laparoscópica é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, realizada com auxílio de uma video-camara, dois ou três instrumentos cirúrgicos introduzidos no interior da cavidade abdominal através de pequenos orifícios feito na pele (5 a 10mm).
A preparação operatória permanece a mesma dos procedimentos tradicionais no que diz respeito ao preparo do paciente (jejum) e avaliação pré-anestésica. A cirurgia deve sempre ser realizada sob anestesia geral.
A cavidade abdominal é virtual, isto é, todos os seus órgãos e estruturas encostam-se uns aos outros.
- Para introduzir o laparoscópio, a cavidade deve ser distendida. Isso é feito através da introdução de gás que separa os diversos órgãos, permitindo introduzir com segurança o laparoscópio. Usa-se um aparelho, o insuflador, que faz o controle das medidas do volume e da pressão do gás insuflado, informando o médico se o procedimento está correto.
- Uma vez a cavidade adequadamente distendida, introduz-se uma lente de luz fria, que transmite imagem clara a um monitor de vídeo por meio de um sistema de fibras ópticas.
Realizamos rotineiramente por videolaparoscopia com ou sem auxilio da robótica: cirurgia de capella (bypass gastrico), cirurgia de gastrectomia vertical, correção de hérnia inguinal, correção de hérnia de hiato e doença do refluxo, ressecção de tumores de esôfago, ressecção de tumores de pâncreas, ressecção de tumores de fígado, ressecção de tumores de intestino, ressecção de baço, ressecção de gânglios tumorais, resseccao de endometriose intestinal profunda, entre outras indicações, com todas as vantagens da videocirurgia.
Trata-se de uma via de acesso cirúrgica minimamente invasiva que tem os benefícios de menor trauma cirúrgico, menor sangramento intra-operatório, menos dor pós-operatória, diminuição da quantidade de analgésicos após a cirurgia, recuperação pós-operatória mais rápida com retorno precoce às atividades habituais e ao trabalho, e melhor estética.