Intestino
O intestino é o órgão do sistema digestivo responsável pela absorções dos nutrientes e de água. Ele está divido em duas partes: delgado e grosso. No primeiro é onde ocorre a absorção da grande maioria dos nutrientes. No segundo, ocorre a absorção da maior parte da água utilizada durante o processo de digestão.
Intestino Delgado
É a parte do tubo digestivo que vai desde o estômago até ao intestino grosso, estando separado de ambos pelo piloro e pela válvula ileocecal, respectivamente. pode ser dividido em três regiões: duodeno (cerca de 25 cm), jejuno (cerca de 5 m) e íleo (cerca de 1,5 cm).
A digestão dos alimentos é realizada por secreções do intestino e pela secreção de substâncias produzidas pelo fígado e pelo pâncreas (através de ductos que são ligados diretamente no intestino delgado). O fígado secreta a bile, que emulsifica as gorduras, e o pâncreas, suco pancreático, ajudando na sua digestão e absorção.
O quimo (bolo alimentar depois de passar pelo estômago) é propelido pelo intestino delgado através das ondas peristálticas até o intestino grosso (colon).
Intestino Grosso (Colon)
O intestino grosso tem um importante trabalho na absorção da água (o que determina a consistência do bolo fecal). Mede cerca de 1,5 m de comprimento.
É dividido em ceco, cólon ascendente, transverso, descendente, sigmóide e reto. Uma parte importante do ceco é o apêndice vermiforme, cuja posição se altera com freqüência. A saída do reto chama-se ânus e é fechada por um músculo, o esfíncter anal.
O cólon é responsável pela absorção de água e sais minerais transformando às fezes, que são líquidas no seu início; em massa pastosa na região do final do sigmóide.
A grande variedade de bactérias que vivem no colon podem digerir algumas substâncias, o que facilita a absorção de nutrientes pelo organismo. Estas bactérias também fabricam algumas substâncias importantes, como a vitamina K e são necessárias para a função normal do intestino.
Dentre as doenças que acometem os intestinos podemos citar as doenças inflamatórias intestinais, síndromes de má absorção, tumores, doenças infecciosas e parasitárias, doença diverticular, síndrome do intestino irritável, entre outras.