Megaesôfago ou Acalásia do Esôfago
O megaesôfago é caracterizado pelo aumento difuso do esôfago, associado a uma disfunção de sua musculatura, que origina dilatação progressiva com perda de sua função (o esofago nao consegue empurrar os alimentos da boca ao estômago).
Na America central e do Sul, regiões endêmicas para doença de Chagas (que é transmitida por um inseto chamado Barbeiro), o megaesôfago muitas vezes é associado a ela. Nessa doença ocorre perda da inervação do esôfago determinando incoordenação das contrações musculares. Existe um exame realizado por meio de coleta sanguínea que pode descobrir se a causa é a doença de Chagas ou não. Nos casos onde a doença de Chagas não é confirmada, diz-se tratar de acalasia ou megaesôfago idiopático.
Os sintomas geralmente aparecem em pacientes com idade variando de 25 a 60 anos. A queixa principal é a dificuldade de engolir alimentos sólidos, que progressivamente evolui, dificultando a ingestão até de liquidos. O quadro é evolutivo, podendo demorar alguns anos para se desenvolver. Outra queixa freqüente é o desconforto na região torácica após alimentação e regurgitação. Perda de peso também é frequente e comum.
O diagnóstico é feito pela história clínica do paciente, associado a exames complementares, como o exame radiográfico contrastado do esôfago, estômago e duodeno. Neste exame o paciente ingere um contraste radiopaco e são realizadas radiografias a fim de visualizar alterações esofágicas. Podem ainda ser realizadas, endoscopia digestiva alta e manometria (medida de pressão) esofágica para melhor estudar a função do órgão. Na endoscopia digestiva alta é introduzida uma microcâmera, sob sedação, afim de visualizar o esôfago. Já na manometria, é introduzido no esôfago um canal fino linear, com sensores em diversas regiões, que medem a pressão em diferentes regiões do esôfago. Esses dois exames são indolores e realizados em ambulatório (sem internação).
Tratamento
Nos casos de megaesôfago ou acalasia o tratamento videolaparoscópico com o auxílio da cirurgia robótica proporciona excelentes resultados. Os cortes são mínimos e o aspecto estético excelente.
O procedimento cirúrgico dura cerca de 50 a 60 minutos e o paciente recebe alta 24 hs após o procedimento.