Hemorróidas
Hemorróidas podem ser resultado de esforço para evacuar. Outros fatores que contribuem para a hemorróida são gravidez, constipaçao crónica, diarréia e intercurso anal. A hemorróida pode ser dentro do anus (interna) ou abaixo da pele ao redor do anus (externa).
Hemorróidas são veias ao redor do anus ou do reto que se inflamam ou dilatam. Durante o movimento intestinal, essas veias dilatam-se e retraem-se, geralmente voltando ao tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (obstipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas. As hemorroidas podem ser externas ou internas. Quando externas, assemelham-se as varizes ou a pelotas de sangue e são visíveis na borda do anus. Quando internas, localizam-se acima do esfancter anal e causam sintomas mais agudos.
Causas da Hemorróida
1) Obstipação
2) Gravidez
3) Obesidade
4) Vida sedentária
5) Componente genético: casos de hemorráidas na família podem indicar predisposição para desenvolver a doença. O inverso também é possível, isto é, desenvolvimento de hemorróidas sem que haja precedentes familiares;
6) Dieta pobre em fibras e pequena ingestão de líquidos;
7) Sexo anal: pode produzir fissuras numa regido muito vascularizada.
Os sintomas da doença hemorroidria são: prurido provocado pelo inchado das veias o que aumenta a tensão sobre as terminações nervosas; Sangramento resultante do rompimento das veias anais (sinais de sangue aguado ou manchas de sangue perceptíveis na roupa íntima ou no papel higiênico); Dor ou ardor durante ou após a evacuação; Saliência palpável no anus. Uma das principais maneiras de melhorar os sintomas da hemorróida é melhorar os hábitos de alimentação. A cirurgia é indicada nos casos em que a dilatação torna-se um incomodo pelo tamanho que atinge podendo se tornar constantemente posicionada para fora do anus ou estar associada a episódios repetidos de trombose, dor ou sangramento. Outro problema que pode ser tratado cirurgicamente é o excesso de dobras de pele na borda do anus secundaria a dilatação e que dificulta a higienização e inflama-se com facilidade.